Hobbies fazem parte de uma rotina saudável

Temos a maioria dos dias planejados, usamos planners, agendas, aplicativos, tudo para organizar nossa vida corrida e aproveitar melhor o nosso dia e o nosso tempo. Trabalhamos, cuidamos da nossa família, do financeiro, da empresa, da casa, estudamos e mantemos nossos filhos estudando. As crianças fazem inglês, futebol, natação, pintura, balé. Sabemos de cor os gostos dos nossos filhos, mas será que temos nos dedicado com a mesma intensidade para cuidar de nós? Quanto tempo você tem dedicado a você e aos seus gostos?

 

Quando nos dedicamos aos nossos gostos, surgem os nossos hobbies. Não há critérios para se ter um hobby, tudo o que aquece o seu coração e te faz bem pode ser um. Pintar, dançar, cozinhar, escrever, fotografar, fazer artesanato, tocar instrumento ou uma infinidade de outras atividades que são saudáveis para a sua saúde mental e para sua vida. São momentos únicos nos quais temos a oportunidade de esquecer um dia cansativo, uma situação estressante e trabalharmos o nosso autocontrole frente às adversidades da vida.

 

É fundamental que sejamos produtivas, engajadas, disciplinadas, mas também é preciso que saibamos extravasar de maneira saudável. Quando nos dedicamos às atividades prazerosas de forma consciente, elas não atrapalham o nosso cotidiano, e ainda fazem parte do nosso planejamento diário, semanal ou mensal. Ter um um hobby saudável é incluí-lo na sua rotina sem se deixar levar por ela. É um momento planejado, mas natural, sem cobranças ou metas.

 

Tirar um momento na sua rotina para se dedicar a um hobby não é perder tempo, é ganhar saúde mental e até mesmo física. Temos a falsa impressão de que quando não estamos produzindo algo, não estamos aproveitando bem o nosso tempo. Nem tudo precisa ter um resultado palpável, às vezes a sua saúde pede um momento só de reflexão, de dedicação a algo simples que te cause uma sensação de tranquilidade, paz e felicidade.

 

Mas como incluir os nossos hobbies na nossa rotina sem prejudicar nem a rotina, nem o hobby?

 

Planeje

O hobby é uma atividade prazerosa, porém, deve ter o horário certo e o momento certo de ser executada. Coloque o hobby também no seu planejamento diário, semanal e mensal, como se fosse uma atividade como qualquer outra, porém, sem uma cobrança habitual, apenas um momento de relaxamento e dedicação para si.

 

Encontre o equilíbrio

É perfeitamente compreensível se você não tem duas horas para dedicar diariamente a um hobby. Entenda a sua rotina, os seus compromissos e a partir disso veja quanto tempo disponível você possui para uma atividade prazerosa, às vezes será preciso um pouco de esforço para encaixar tudo harmoniosamente. É necessário encontrar o equilíbrio entre o momento dedicado a uma atividade prazerosa e seus compromissos diários. Excessos fazem mal, de todos os tipos.

 

Aproveite

Se você separou um período para seu hobby, então se dedique a ele. Quando se aproveita a atividade de maneira plena você está cuidando de você. Não faz sentido destinar um tempo para cozinhar algo gostoso se você está pensando no seu planejamento de amanhã. Você perde duas vezes: o tempo separado para o hobby e o prazer que o momento te proporcionaria.

 

Maju Souza

Abrir Whatsapp
1
Precisando de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?