Alimentação natural é possível e acessível

Alimentar-se de maneira natural faz bem para o organismo e para o planeta. Transformar uma alimentação extremamente calórica, rica em conservantes e açúcar pode parecer difícil no começo, mas não é impossível. Engana-se quem acredita que é preciso ser sempre radical nos hábitos, em algumas questões, principalmente alimentares o primeiro passo é o mais importante, a mudança vai acontecendo no caminho. Para alguns mais rápido, para outros mais lento, cada um no seu tempo.

 

A decisão da mudança para uma alimentação mais natural é o mais importante, a partir daí é entender de que forma isso pode acontecer. Você não vai precisar abolir o sanduíche da sua dieta, mas que tal procurar comer sanduíches caseiros? Você não abre mão de uma sobremesa? Procure comer uma fruta no lugar, pode ser banana com mel, por exemplo. O chocolate ao leite pode ser substituído pelo 70% cacau. O segredo está na adaptação.

 

Antigamente acreditava-se que uma alimentação natural era algo muito distante da realidade, mas percebemos na prática que isso não se aplica. Hoje é possível encontrar alimentos orgânicos, veganos e sem aditivos artificiais em feiras, empórios, em grandes redes de supermercados e até em indústrias. Os hábitos alimentares estão mudando e a forma de comerciá-los também, o mundo está mais saudável e sustentável e nós e o meio ambiente ganhamos muito com isso.

 

Quando optamos por alimentos naturais e orgânicos, ajudamos na preservação do solo, do ar e da água, sem falar nos benefícios para a nossa saúde. Uma das principais diferenças entre alimentos orgânicos e processados está no uso de agrotóxicos na sua produção. Os orgânicos não utilizam de agrotóxicos e, assim, evitam alguns problemas causados por eles, como reações alérgicas, respiratórias e distúrbios hormonais.

 

Algumas atitudes podem ajudar e facilitar o processo de modificação da dieta alimentar:

 

Faça

Sim, o primeiro passo de tudo é tomar a atitude da mudança. Quando você começa a substituir alimentos, a observar refeições e adotar hábitos saudáveis toda a transformação vai se tornando mais comum ao longo do tempo. Tudo é um processo, mudanças precisam acontecer e tomar o primeiro passo já é mudar.

 

Comece aos poucos

Você não precisa modificar toda a sua alimentação de imediato, isso pode prejudicar a adaptação porque os alimentos ricos em conservantes e açúcares são extremamente viciantes. Troque uma ou duas refeições por dia e vai aumentando a frequência com o tempo. Lembre-se, algumas refeição nem precisarão ser abolidas, apenas adaptadas para versões mais saudáveis e naturais.

 

Esteja consciente do seu propósito

Modificar hábitos alimentares pode ser complicado a princípio, mas esteja ciente do porquê da sua mudança. Quando você tem consciência do motivo que te faz mudar fica mais fácil e gratificante o processo. Seja mudando para ter uma qualidade de vida melhor, para ajudar na preservação do planeta, emagrecer ou qualquer outro. É sempre bom nos mantermos motivados a realizar mudanças.

 

Saiba sobre o processo de produção

Quando nós mesmas preparamos nossas refeições e receitas sabemos quais os ingredientes foram usados e a procedência deles. Que tal optar por restaurantes e empresas transparentes sobre o seu processo de produção? É possível ter consciência do processo de produção até mesmo de fábricas. Hoje em dia, a transparência pode ser observada em perfis das redes sociais de restaurantes e indústrias. Policie a procedência do que você ingere.

 

Maju Souza

Abrir Whatsapp
1
Precisando de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?