Cozinhar como meio de autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo necessário para sabermos quem somos, nossos anseios, objetivos e propósitos. É entender as nossas limitações,
preferências e o que nos faz feliz. Quando nos autoconhecemos temos a capacidade de direcionar as nossas decisões e a nossa vida para atingir esses
objetivos e propósitos, realizar nossos sonhos. Conseguimos ser mais gratos por entendermos o que temos e o que podemos conquistar. Autoconhecer-se é um ato de amor, de afeto consigo, é se permitir ser melhor a cada dia pra si e para os outros.

É possível exercitar o autoconhecimento escrevendo, lendo, fazendo exercícios e também cozinhando. Cozinhar permite o exercício de se autoconhecer por entender o que você quer transmitir com a sua refeição. Compreender o que dá certo e de que forma pode-se melhorar e colocar a sua identidade nesse processo. Você está de frente com você quando cozinha. Muito além dos temperos convencionais, é temperar a comida com a sua essência. Um processo pessoal e bonito. As melhores refeições são fruto de um coração grato e autoconsciente.

Se autoconhecer é se redescobrir várias e várias vezes e isso não é um problema. Aproveite o processo.

 

Como exercitar o autoconhecimento cozinhando na prática?

Entenda o seu objetivo ao cozinhar

Cozinhar é um momento único, qual refeição você quer fazer? O que você quer transmitir com a sua comida? Uma boa refeição só é uma boa refeição quando ela acontece no momento certo. Você não tem costume de comer, por exemplo,panquecas doces no almoço, um momento que pede uma refeição mais nutritiva.Pode parecer simples, mas isso melhora até mesmo a qualidade das suas refeições.

Entenda o seu estilo

Entenda seu estilo de cozinhar praticando, vendo o que vai dando certo, se gosta de comida mais temperada ou menos e quais temperos, uma comida mais prática e nutritiva ou algo mais elaborado e nutritivo. Vá sentindo os seus gostos e está tudo bem se ele mudar.

Cozinhe com calma sempre que for possível

Sinta o processo, a sensação de estar colocando em ação seus desejos,experiências, sentimentos. Na correria do dia a dia talvez não seja possível preparar uma refeição com calma, mas sempre que possível faça disso um hábito. Que tal usar aquele almoço em casa como um momento especial que você cozinha e reúne a família?

Torne o momento agradável

O que você gosta de fazer enquanto cozinha? Talvez escutar uma música, tomar uma bebida que goste pode fazer o ato de cozinhar ainda mais prazeroso. Você prefere cozinhar em silêncio ou cantando rsrs? Entenda o que faz o seu estilo e use para tornar o momento ainda mais agradável.

Não torne o processo um “fardo”

Às vezes você não gosta de cozinhar sempre, e está tudo bem. O que você gosta de cozinhar? Quantas vezes você gosta de cozinhar? Que tal convidar alguém para dividir esse processo? Cozinhar não deve ser algo incômodo, por incrível que pareça a sua comida vai transmitir se não for feita com carinho.

Pratique

O autoconhecimento é um processo e você só vai exercitá-lo se praticar. Vá se conhecendo, entendendo suas necessidades, seu estilo. Coloque os seus
conhecimentos em prática e essas dicas também.

Maju Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
1
Precisando de ajuda?
Olá! Como podemos te ajudar?